sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Imagens da Felicidade

Uma das definições de histórias diz que elas, ao invés de focar no geral, em situações abstratas ou tendências globais, se preocupam com pessoas e suas experiências dentro desse geral. Por isso, revelam circunstâncias particulares e conseqüências específicas. Narrativas, portanto, focam nas estratégias humanas criadas e usadas para lidar com mudanças, processos e tendências.

O trabalho do fotógrafo Jonathan Harris, Ballons of Buthan, é um exemplo claro dessa definição.



No começo da década de 70, o rei do Butão propôs a medida da Felicidade Interna Bruta. Uma alternativa ao Produto Interno Bruto que, dizem, mede o bem-estar de uma nação. A medida do PIB, entretanto, leva em conta só as transações comercias, o que a torna incompleta para traçar um cenário social real.

A  Felicidade Interna Bruta se baseia em quatro pilares: desenvolvimento sustentável, preservação e promoção dos valores culturais, conservação do ambiente natural e boa governança.


Lógico que meia dúzia de apressados já pegaram o FIB como a solução de todos os problemas. Não é. Mas é revelador como a mensagem butanesa se espalhou pelo mundo. Mostra como o nosso jeito de lidar com o bem-estar ($$$) também está longe de ser o ideal e como as pessoas estão em busca de qualidade de vida real.

A grande questão é que quando se resolve medir alguma coisa, perde-se um pouco o fator humano dela. Sempre empaquei no conceito do PIB nas aulas de geografia. Sabia da sua relevância, mas nunca consegui visualizá-lo na dimensão humana. Para um país,  medidas são essenciais. O problema é quando, nas relação humanas, um passa a interpretar o outro por idéias gerais. Ao medir a felicidade, pode-se esquecer do que vem a ser, realmente, a felicidade para cada um.

Por isso, Jonathan Harris foi muito feliz com o Ballons of Buthan. Ele quis fotografar a felicidade no Butão. Afinal, é muito fácil tirar conclusões sobre como deve ser os habitantes do único país do mundo onde a felicidade é medida. 



Harris entrevistou 117 butaneses. Fez uma série de perguntas relacionadas à felicidade. O que é felicidade para você? Qual é a sua lembrança mais feliz? Conhece alguma piada? Se você pudesse ter um desejo realizado, qual seria? Qual seu nível de felicidade de 1 a 10?  Depois das perguntas, Harris fez as fotografias. Cada habitante entrevistado foi fotografado uma série de vezes. Imagens de rosto, deles segurando o número de balões correspondente ao próprio nível de felicidade, com um balão da cor preferida no qual Harris escreveu o desejo do entrevistado...  Está tudo no belo site do Ballons of Buthan

A minha conclusão após ver as imagens é que nós, humanos, somos mesmo imprevisíveis.

*******

Da série de fotografias, as que falam dos desejos são as mais tocantes, por realmente revelarem as particularidades de cada um e de um país onde as coisas não são tão perfeitas. Algumas delas estão aí embaixo. 







Nenhum comentário:

Postar um comentário